O ponto da virada para o
ciclismo holandês: Nieuwmarkt na Primavera de 1975
Um dos muitos mitos urbanos
sobre o ciclismo holandês é que os holandeses sempre tiveram muitos ciclistas.
Nós todos sabemos o quão bom Amsterdam é hoje em dia. Mas isso nem sempre foi
assim. E mais preocupante, Amsterdam esteve perto de ser demolida por completo. Uma pesquisa
histórica mostra, entretanto, que, assim como nos outros países, cidades
holandesas também experimentaram uma rápida diminuição dos níveis de ciclismo,
com a ascensão do carro após a Segunda Guerra Mundial (Adri de la Bruheze e
Frank Veraart, ver gráfico abaixo). Isso revela que o ciclismo holandês é
tão vulnerável a choques externos, como qualquer outro país. Uma nota mais
positiva: ele também mostra que as cidades podem se recuperar. O ponto crucial
para entender isso para a Holanda é a primavera de 1975. E para ser mais
preciso, ele estava em um pequeno bairro no leste do centro da cidade de Amsterdam.
Foi ali que uma jovem
geração de posseiros e seus simpatizantes resistiram aos planos e visões do que
era para se tornar a "cidade moderna": Uma cidade para o
desenvolvimento econômico, para a construção de escritórios no centro, para a
ocupação de casas de baixo custo nos subúrbios, distantes do centro e para a
construção de enormes vias e estrutura metroviárias ligando os dois mundos.
Criando espaço para o rápido, magnífico e emergente automóvel. O sonho de
muitos engenheiros e urbanistas da época. Muitos habitantes ficaram furiosos
com isso e se levantaram para proteger as qualidades históricas da cidade.
Desta forma, muitos dessas pessoas, mesmo sem saberem, talvez tenham lutado uma
das mais importantes batalhas em relação ao uso do solo e de transporte. Devido
à sua resistência feroz, a máquina da modernidade parou e foi substituída por
idéias mais compatíveis ao tamanho humano: edifícios de pequena escala, bairros
densos e diversificados e um status de convidado para o tráfego de automóveis. Se
você quiser entender o porque de Amsterdam ter se tornado na Amsterdam de hoje
e que muitas cidades aspiram ser como tal, é necessário que se entenda este
momento chave.
O documentário abaixo mostra
pessoas que estiveram juntas e mudaram o curso da história urbana de Amsterdam
para o bem, e mostraram o caminho para tantos outros. Fomos a Paris e Nova York
para aprender com eles na década de 1960. Agora, eles vêm até nós! A mudança é
possível, mas você não pode esperar que venha de engenheiros e planejadores. A
melhor aposta são contramovimentos como este. Uau, mesmo as crianças superam os
profissionais nesta matéria.
http://cyclingacademics.blogspot.nl/2015/03/the-turning-point-for-dutch-cycling.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário