O conflito intrínseco entre transportes e espaços públicos
Esta semana li o post An
Auto-Oriented Manhattan de Matt Taylor, no texto há uma análise
interessante, senão vejamos. Durante a semana a população de Manhattan cresce
para 3,94 milhões de pessoas. Esta população é composta por 1.460.000 moradores
locais, 1.610.000 trabalhadores que realizam viagem pendulares, 374 mil
visitantes de excursões locais, 70.000 estudantes que moram na região, 404 mil visitantes,
e 17.000 pacientes de hospitais. Somando os trabalhadores e estudantes com os
visitantes de excursões locais, chega-se a cifra de 2.060.000 pessoas que precisam
entrar e sair de Manhattan mais ou menos nas mesma hora ou no mesmo intervalo
de tempo durante o dia.
Atualmente, a maioria dessas viagens são feitas
utilizando-se o transporte público, apenas 16% das pessoas que fazem movimentos
pendulares utilizam um veículo pessoal. Nesse ponto o autor pergunta-se: “como seria
Manhattan caso todos resolvessem se deslocar dirigindo seus veículos?”
Para fazer a análise o autor valeu-se de
espaços viários disponíveis para que tal acomodação ocorresse. Para tanto
levou-se em consideração as pontes e túneis existentes de ligação com Manhattan
(Tabela 1).
Entrando
|
Saindo
|
Reversíveis
|
|
1. Brooklyn Battery
Tunnel
|
2
|
1
|
1
|
2. Brooklyn Bridge
|
3
|
3
|
|
3. Manhattan Bridge
|
2
|
2
|
3
|
4. Williamsburg
Bridge
|
2
|
2
|
4
|
5. Queens Midtown
Tunnel
|
2
|
1
|
1
|
6. Queensboro Bridge
|
4
|
3
|
2
|
7. RFK Bridge
|
3
|
3
|
|
8. Willis Av Bridge
|
0
|
4
|
|
9. 3rd Av Bridge
|
5
|
0
|
|
10. Madison Av
Bridge
|
2
|
2
|
|
11. 145th St Bridge
|
4
|
4
|
|
12. Macombs Dam
Bridge
|
2
|
2
|
|
13. Alexander
Hamilton Bridge
|
4
|
4
|
|
14. Washington
Bridge
|
3
|
3
|
|
15. University
Heights Bridge
|
2
|
2
|
|
16. Broadway Bridge
|
2
|
2
|
|
17. Henry Hudson
Bridge
|
4
|
3
|
|
18. George
Washington Bridge
|
7
|
7
|
|
19. Lincoln Tunnel
|
2
|
2
|
2
|
20. Holland Tunnel
|
2
|
2
|
|
TOTAL
|
70
|
65
|
|
Tabela
1. Faixas de rolamento para automóveis em pontes e túneis para Manhattan
|
Em uma faixa de rolamento operando sob
condições ideais pode-se transportar 2.000 veículos por hora. A partir desse
dado é possível determinar quantos veículos por hora poderiam entrar e sair de
Manhattan sob condições ideais, e a quantidade de tempo para que 2,06 milhões
de veículos pudessem fazer isso. Os resultados são apresentados na Tabela 2
abaixo.
Tabela 2. Taxa de fluxo e tempo de viagem
para os veículos potenciais chegando ou saindo em Manhattan (assumindo que o
fluxo de tráfego seja ideal)
Entrando
|
Saindo
|
|
capacidade de veículo/hora
|
140,000
|
130,000
|
Tempo total para todos os veículos entrar/sair
|
15
horas
|
16
horas
|
Esta situação seria problemática, porque não
restaria tempo suficiente para que outras atividades fossem feitas. A fim de
tornar este cenário funcional, o autor supôs que deveria haver capacidade
suficiente para todos os veículos entrassem em Manhattan dentro de um período
de pico de 4 horas no período da manhã e de 4 horas PM de pico no período da
tarde. Isso exigiria 380 faixas de tráfego adicionais, um aumento de 280%, o
que poderia ser fornecido por 48 novos cruzamentos 8 faixas.
Dessa forma 48 linhas arbitrariamente
localizadas representariam cruzamentos de 8 pistas adicionais.
ESTACIONAMENTOS
A outra coisa a ser considerada para este privilégio
ao automóvel em Manhattan seria o estacionamento adicional necessário. Os
2.060.000 pessoas dirigindo em Manhattan precisariam, no mínimo, uma vaga na
garagem cada. Com 30m2 necessários para um espaço de estacionamento
na rua isto acrescentaria um total de 62km2 de estacionamento.
Manhattan é 60km2 de modo que
este é equivalente a uma camada de estacionamento subterrâneo sob toda a ilha.
Caso fosse assumido que os moradores de
Manhattan usassem carros para se locomover e a taxa de motorização fosse a
média americana (82 veículos/ 100 pessoas), resultaria em mais 1,2 milhões de
veículos em Manhattan. Isso significa 2.270.000 vagas de estacionamento, se
cada veículo tiver um espaço disponível em casa e outro no trabalho (130.000
residentes de Manhattan trabalham em outro lugar). No total, uma estimativa
muito conservadora para a quantidade de estacionamento exigido seria de uma 2
camada abaixo de toda Manhattan.
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